quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

A Origem da Capela de Sant`Ana


Foto: Joricélia Morais

A família de Antonio Basílio,tinha uma grande devoção a Nossa Senhora e se reuniam a outras famílias do povoado em sua residência para celebrar o mês Mariano e para rezarem o terço, e sempre que o Padre podia celebrar missas em ocasiões especiais como a do Natal.

As famílias foram se formando e o povoado crescendo, vinha família dos quintos de cima dos quintos de baixo, comunidade localizada no município de Equador e Parelhas que participava dos eventos que a família de Antonio Basílio promovia como às senhoras Teopésias e Dias.

Estas famílias se reuniram e pediam a Zezé Aprígio um terreno para a construção da capela e quem veio medir este terreno foi Dr.Heráclito Pires da Cidade de Jardim do Seridó, juntamente com o Padre Luis Wanderley no mês de Dezembro do ano de 1927 e neste dia ambos almoçaram na residência do senhor Francisco Umbilino Cabral.

Em 1930, O Padre Luis Wandeley viu que havia a necessidade de aumentar novamente a Capela. Em Outubro de 1936, foi realizado a 1º festa de em honra a Sant`Ana já na nova capela, celebrada pelo Padre Natanael Ergias de Medeiros,tendo a Imagem trazida pelo Dr. Heráclito Pires de Medeiros e tendo em vista o nome do povoado Sant`Ana,o Senhor Zezé Aprígio,pediu para que a padroeira fosse Senhora Sant`Ana.

No decorrer da história do município, também ajudaram a evangelizar o nosso saudoso Monsenhor Amâncio Ramalho, o Padre José Galvão,as missões realizadas por Frei Damião de Bozzano e Frei Fernando Rosse e tantos outros Frades.

Em 1980, Dom Manoel Tavares que foi bispo da diocese de Caicó viu que a capela já não comportava todos os fiéis, fez uma planta aumentando os dois lados da capela, nesta época tendo como pároco Padre Raimundo Sérvulo da Silva, da Paróquia São Sebastião de Parelhas, construiu o lado direito da capela e em 1982 Padre Esmeraldo Barreto de Farias construiu o lado esquerdo da capela.

Na gestão municipal de 1983 a 1989 o Prefeito Gastão Matias Pereira fez a doação do 1º serviço de som para a capela e como a estrutura física apresentava infiltração pela a ação da água das chuvas, contribuiu com os trabalhos de restauração, construindo o patamar e deixando pronto alicerce para a futura ampliação.

A comunidade continuava a crescer, e com ela o sonho de todos os católicos para que a capela fosse transformada em Igreja Matriz, e que para isso reuniu-se com o Padre Geraldo da Silva, vigário paroquial e o Padre Manoel Pedro Neto,pároco de Parelhas,sendo que na ocasião o Prefeito do município Hudson Pereira de Brito que pediu ao engenheiro Paulo Jorge da AMSO – Associação dos município para fazer a planta baixa da Igreja e no dia 28 de junho de 1991 estes documentos ficaram em poder do Padre Manoel Pedro Neto, tendo o mesmo entregue ao padre Valdeci Donato da Silva o novo pároco da Área pastoral Autônomo de Equador e Santana do Seridó no dia 07 de Dezembro de 1997 e ele juntamente com a comunidade tomou a iniciativa e deu inicio a construção, reunindo o poder executivo, o conselho e representantes de outros setores da comunidade,sendo que o mesmo engenheiro fizesse a atualização do projeto,o que foi feito no segundo mandato do prefeito Hudson Pereira de Brito e no dia 14 de março de 1998 foi realizado o primeiro mutirão,com o empenho do Mestre de obras Francisco Gilberto dos Santos (nê) e de toda a comunidade e de todos os segmentos na doação de alimentos,material de construção,pedreiro,servente e o Padre Valdeci Trabalhando também ora como pedreiro,ora como servente.

As pessoas doavam também objetos para a realização de sorteios, bingos, como o primeiro sorteio de uma bicicleta e o segundo de um fogão doado pelo Padre Manoel Pedro Neto.

As doações vinham também de pessoas que estavam prestando serviços na construção civil de obras da Prefeitura Municipal. Foram cedidos sacos de cimentos e pessoas que estavam alistados no plano de emergência em decorrência da seca também trabalhavam durante a semana. Os santanenses que residem em outros estados, como também de pessoas da cidade de Parelhas.

Em 1999 a Igreja recebeu uma ajuda de 10.000 euros,moeda européia, sendo que a 1ª parcela 8 000,00 que convertido 3 190,00, totalizando R$ 18.382,91, estes recursos vieram da Alemanha, da Adveniat – Bischofliche Aktion – Solidariedade dos católicos Alemães com a Igreja na America Latina.

O cimento para o piso da Igreja foi doado por pessoas da comunidade de São José do Sabugí – PB e de Santa Luzia – PB o que diminuiu os custos.

Em 27 de abril de 2003, após 06 anos, o padre Valdeci Donato da Silva foi transferido para a Paróquia de São Sebastião de Jucurutu e no dia 26 de julho é nomeado o Padre Rômulo Azevedo da Silva,que assumiu os trabalhos na comunidade no dia 26 de Agosto e deu continuidade aos trabalhos da construção da Igreja,que alem de contar com a ajuda da comunidade,obteve o apoio do Prefeito Iranildo Pereira de Azevedo.

No dia 27 de Agosto de 2006 é nomeado o Padre Rivaldo Pereira que também deu continuidade aos trabalhos o que culminou com o termino da construção após 08 anos do inicio da obra.E desde o dia 14 de Janeiro deste ano,o Padre Emanuel Medeiros de Araújo assumiu os trabalhos pastorais da nossa Igreja.

A Paróquia de Sant`Ana, foi criada por decreto diocesano de 19 de outubro de 2008, por Dom Fr.Manoel Delson Pereira da Cruz, OFMCap, 6º. Bispo Diocesano de Caicó. Em 01 de Janeiro de 1998,Foi criada a Área Pastoral Autônoma de Evangelização de Equador e Santana do Seridó.Com a Criação da Paróquia de São Sebastião,Santana ficou como sede da Área Pastoral.Seu território foi desembreado da Paróquia de São Sebastião, de Parelhas.

Em nome de todos queremos agradecer direta ou indiretamente as pessoas que contribuíram para a edificação desta obra.

Pesquisadora: Verônica Maria de Azevedo Batista.

Colaboradores: Maria Palmeira de Brito.

Alcides Batista de Morais.

José Adauto Dos Santos.

Pároco: Pe.Rômulo Azevedo da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário